Empreendedor: como está o seu networking?


Antes mesmo de tratar de algumas premissas IMPRESCINDÍVEIS para o networking, este questionário vai lhe ajudar a identificar se você o tem feito, mesmo que sem perceber:

1. As pessoas à sua volta (família e amigos) sabem o que você faz e conhecem o seu trabalho?

  • Não, e prefiro que não saibam, assim não dá margem para muita especulação.

  • Sabem parcialmente, não entro muito em detalhes para não parecer que só falo de trabalho.

  • Sabem, e muito. Gosto de explicar sobre o meu empreendimento e receber o apoio que preciso daqueles que me amam.

2. Você procura estabelecer redes de contatos com outros profissionais do mesmo ramo que o seu, ou que poderiam gerar parcerias?

A – Nem pensar, cada um deve cuidar do seu trabalho, sem intromissão.

B- Depende. Se aparecer alguém, eu recebo com atenção e mantenho contato, mas costumo ficar mais na minha.

C – O máximo que eu posso. É muito importante estender as relações de empreendimento para além do nosso próprio “mundo”.

3. Você busca novas abordagens e metodologias para o seu negócio?

A – Só quando é extremamente necessário, para não ficar para trás.

B – Depende. Procuro aquilo que está dentro das minhas limitações e dentro do meu tempo. Estou sempre com muitas tarefas.

C – Quem não vai atrás de novas ferramentas de trabalho, nunca sairá na frente. Ninguém cuidará do meu negócio por mim.

Resultado:

Para maioria A: você com certeza não faz networking. Isso significa que você está só dentro da sua “toca”, daquilo que lhe compete. Pense bem: quanto mais engajado você for para expandir o seu empreendimento e levá-lo adiante, maiores são as garantias de você não será substituído.

Para maioria B: Não é a propaganda que é a alma do negócio, é o planejamento. A vida é corrida pra todo mundo. Difícil também. Comece o seu dia com a determinação de que você precisa fazer alguma coisa além do básico, destaque-se. Você pode começar traçando um bom plano de ação que lhe ajude a encontrar outras pessoas com os mesmos interesses e projetos que o seu. O mundo é grande, arrisque-se.

Para maioria C: Networking é o seu sobrenome, parabéns. Essa busca de novas parcerias que você realiza é que o que vai torná-lo não apenas diferente, mas um referencial. Não deixe jamais que qualquer influência de desânimo atinja você.

PARA TODOS: ainda dá tempo de fazer muita coisa nova, aprender e conhecer gente que pode lhe ajudar de uma maneira que você nunca imaginou. Veja agora alguns meios de networking que o farão levantar da cadeira:

1 – Estabeleça uma rede de contatos: existem muitos eventos direcionados a profissionais especializados e empreendimentos de cada ramo. Participe, conheça gente que possa trocar conhecimento e experiências com você.

2 – Procure a Associação Comercial da sua cidade: especialmente para quem mora fora das grandes capitais, há em qualquer cidade uma Associação Comercial que representa os comerciantes e empreendedores daquele logradouro. Ali você pode encontrar gente que nem imaginou e que tem os mesmos objetivos que você. O que custa tentar?

3 – Aplicativos próprios para networking: existem alguns apps para quem deseja fazer networking e não sabe por onde começar – o beer coffee é um deles. Ele identifica pessoas cadastradas pelo raio de localização em que você está e aí é só marcar um café para um bate-papo. Muito prático, não é?

Agora, se você quer começar participando de uma rede de contatos online que possa lhe proporcionar um bom networking, você tem uma oportunidade próxima em suas mãos:

Temos um grupo fechado no Facebook que foi criado especialmente para quem deseja fazer networking de qualidade: é o grupo Criando Laços | Networking, para entrar clique aqui. Você é nosso convidado!

#networking #Empreendedorismo

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Designed by Laço Criativo