Trabalhar no fim de semana: entenda por que faz mal e saiba como evitar!


Algumas pessoas ficam na dúvida se devem ou não trabalhar no fim de semana, enquanto outras preferem fazê-lo, pois se sentem mais produtivas. Apesar de, às vezes, ser uma coisa benéfica e que traz bons resultados financeiros, na maioria dos casos, acaba fazendo mal.

No artigo de hoje, vamos falar mais sobre essa questão e como é possível organizar a rotina para que tenha mais tempo para o descanso e para o lazer. Continue conosco e saiba mais!

Afinal, por que trabalhar no fim de semana faz mal?

Durante a semana, a rotina é intensa e muitas pessoas possuem jornada dupla — pois ainda fazem os serviços domésticos depois que chegam do trabalho. Com isso, o único tempo que sobra para o lazer e o descanso é o fim de semana. Quando se escolhe trabalhar nesse período, é como se não houvesse uma pausa para que o corpo e a mente possam se recuperar.

Fazer isso uma vez ou outra pode ser que não tenha nenhum mal. Porém, quando vira um hábito recorrente, ele pode causar algumas situações desagradáveis. Como, por exemplo:

  • Afastamento das pessoas queridas;

  • Falta de convívio social;

  • Estresse;

  • Doenças relacionadas aos altos níveis de estresse, como pressão alta, gastrites, insônia, fadiga, mau humor, depressão etc.

Portanto, podemos dizer que evitar trabalhar no fim de semana é uma questão que envolve saúde e bem-estar.

Como é possível organizar melhor a rotina para aproveitar os momentos de descanso?

Quando a rotina e o tempo são bem gerenciados durante a semana, torna-se possível evitar o trabalho nos finais de semana, sem comprometer a produtividade e os resultados. Porém, muitas pessoas possuem dificuldade de se organizar ou não sabem como isso pode ser feito.

Confira, a seguir, algumas dicas que podem ser colocadas em prática facilmente:

Planeje sua rotina diariamente

Todos os dias, pela manhã, faça uma lista de tudo o que precisa ser feito e organize por ordem de prioridade. As mais importantes e urgentes ficam no topo da lista, e as menos relevantes ficam no final. Isso ajuda a visualizar melhor o trabalho necessário e facilita a organização ao longo do dia.

Só tome cuidado ao gerenciar essas tarefas menos importantes, pois, caso sejam negligenciadas por muito tempo, podem se tornar críticas ou virar um problema bem maior e mais complicado de ser solucionado.

Saiba dizer não

O “não” pode ser um dos maiores economizadores de tempo de qualquer pessoa. Saber recusar uma tarefa, por mais que possa parecer desagradável, ainda é melhor do que aceitar e comprometer um tempo que vai além do trabalho para realizá-la. Além disso, de tanto absorver outras atividades, pode chegar a um momento em que seja difícil gerenciá-las e entregar todas a tempo.

Sendo assim, antes de aceitar um trabalho, verifique sua disponibilidade e o prazo necessário para finalizá-lo. Caso perceba que não é possível atender as necessidades de quem pediu, recuse ou então solicite um tempo maior.

Faça algumas pausas ao longo do dia

Algumas pessoas pensam que, quanto mais tempo passarem dedicadas ao trabalho, mais produtivas se tornarão. Porém, ao longo do dia, esse esforço pode tornar o cansaço muito maior e fazer com que o raciocínio fique mais lento.

Logo, é saudável fazer algumas pausas durante o expediente, mesmo que seja apenas para alongar ou pegar um café. Elas ajudam a distrair um pouco e fazer com que a transição entre uma tarefa e outra seja menos estressante — principalmente quando se trata de um trabalho complicado de ser realizado.

Gerencie as interrupções

Outro grande tomador de tempo e que compromete a produtividade são as interrupções — celular, e-mail, telefone, redes sociais, entre outras. É preciso ter o cuidado de saber gerenciá-las, sem comprometer o trabalho. Algumas opções envolvem ler e responder todos os e-mails pela manha e abrir novamente só durante o intervalo entre uma atividade e outra.

Quando surge algo de última hora, como uma reunião não planejada com o gestor, que não é possível adiar, é necessário ter o cuidado de retomar a tarefa imediatamente depois. Caso contrário, corre-se o risco de deixar atividades inacabadas e esquecê-las, até que elas se tornem urgentes.

Desconecte-se

Acessar os e-mails no final de semana é uma exigência da empresa? Caso a resposta seja negativa, evite ao máximo verificar sua caixa de entrada nos momentos de descanso. Esse tipo de situação faz com que você não consiga se desligar do trabalho e deixe de aproveitar os momentos de lazer. O mesmo vale para o telefone corporativo.

Tenha um hobby

Algumas pessoas sentem que podem aproveitar o tempo livre para liberar algumas pendências do trabalho e acabam usando o fim de semana para isso. É outro problema que impede de desligar e de aproveitar o momento descansando ou fazendo outra atividade prazerosa.

Para evitar essa situação, vale a pena cultivar um hobby, que sirva para fugir da rotina e/ou aproveitar melhor o tempo com as pessoas próximas. Algumas opções são: cinema, teatro, artesanato, cozinha, reunião de amigos, jogos e atividades físicas.

E quando é impossível deixar de trabalhar no fim de semana?

Devido à crise econômica, muitas pessoas recorrem a uma atividade secundária para complementar a renda. Quando se faz o que gosta, esse trabalho passa a ser considerado um prazer, mas ainda assim é preciso ter em mente a importância de se ter um momento para relaxar.

Nesses casos, o ideal é conciliar o período de trabalho com alguma atividade que não envolva esse senso de “obrigação”, de cumprir prazos e de atender requisitos. Afinal, corpo e mente precisam ter um momento de tranquilidade, sem as preocupações que envolvem um trabalho — mesmo o que é feito por opção e com amor!

Trabalhar no fim de semana até parece uma boa ideia, considerando a renda extra que pode se obter ou a eliminação de pendências que se acumularam durante a semana. Porém, os benefícios param por aí. Abrir mão do descanso e dos momentos de diversão podem trazer sérias consequências para a saúde que, no final das contas, faz o dinheiro se tornar irrelevante.

Fonte: Portal Gestão de Equipes

#Produtividade #Empreendedorismo #saúde #trabalho

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square