5 coisas que podem destruir a carreira de um empreendedor


1. Não ter domínio do idioma

Hoje em dia vemos um fenômeno curioso: pessoas que colecionam diplomas e horas em banco escolar, mas que não dominam o básico da língua portuguesa.

É muito comum ocorrer graves problemas de comunicação justamente porque existe um monte de gente com grandes problemas ao se expressar.

Acredite, isso pode afetar - e muito! - seu negócio.

Se você é uma dessas pessoas, está na hora de pegar uma boa gramática, fazer boas leituras e treinar sua comunicação escrita.

2. Aparência

Boa aparência, não necessariamente, quer dizer nascer bonito, tem muito mais a ver com saber se vestir e se apresentar bem.

TODOS nós julgamos a aparência alheia de acordo com as informações que recebemos e formamos um conceito a respeito daquela pessoa. É perfeitamente natural e não há nada de errado nisso. Errado é discriminar ou humilhar alguém pelo modo de vestir, mas esse não é assunto para este artigo.

A dica é sempre se perguntar: "Qual mensagem quero passar?"

Pode parecer óbvio, mas há muita gente que pensa que, porque trabalha em uma área “descolada”, pode se apresentar em reuniões onde todos estão vestidos com uma sobriedade maior com roupas totalmente inapropriadas e desleixadas.

Você pode aparecer na naquela reunião com o executivo de uma multinacional de bermuda e chinelo para apresentar seu projeto? Pode, nada te impede. Mas assuma os riscos de que você provavelmente irá transmitir uma imagem não muito profissional e sua credibilidade pode ficar comprometida.

O segredo é usar o bom senso. Entre o tailler cinza-chumbo e fazer cosplay de hippie mulambento rs , existe um estilo condizente com a sua personalidade e que seja decente e profissional. Chega de passar vergonha!

Ninguém te conta, mas aparência conta. That's life! :)

3. Não saber ouvir

Ninguém gosta de começar uma conversa com alguém e a pessoa não dar a mínima para o que você está falando. Muitas vezes isso vem acompanhado de uma obsessão por estar olhando para o celular ou um egocentrismo onde a pessoa só quer falar de si.

A chance de alguém fechar negócio com alguém assim é quase nula. Por que? Porque as pessoas buscam ser ouvidas, elas querem empatia e reciprocidade.

Então, quando estiver em uma conversa guarde o celular, preste atenção no outro, observe o que a outra pessoa tem a dizer.

Isso é básico de uma boa educação!

4. Roubar ideias e sabotar o trabalho alheio

Quer enterrar de vez a sua carreira e destruir a sua reputação para sempre? Roube ideias de outras pessoas.

Além de anti-ético é um atestado de incapacidade enorme e, infelizmente, está cheio de gente assim por aí.

Construa seu castelo com base sólida. Admire outros profissionais, tenha-os como referência, mas trilhe seu caminho sem precisar fazer dos outros um trampolim para seu sucesso.

No fim, castelos de areia sempre desmoronam.​

5. Ser workaholic

A palavra é bonita, está na moda, os empreendedores gostam de ostentar que trabalham como camelos. Mas, como dizem por aí, vamos “pensar fora da caixa”?

Gente esgotada física e psicologicamente não consegue produzir bons frutos.

Não é à toa que vemos tantos empreendedores com depressão, síndrome de burnout, ansiedade e com famílias destruídas. Como um negócio pode se manter com um líder totalmente vulnerável? Negócios fortes são resultado de pessoas fortes.

Trabalhar em excesso não é virtude. É sinônimo muitas vezes de desorganização, má precificação de produtos/serviços, mau uso de seus recursos ou até mesmo de uma concepção materialista da vida.

Um carreira bem sucedida é aquela que está alinhada com os seus valores pessoais e principalmente com o seu propósito de vida.

Pense nisso! :)

#Empreendedorismo #dicas #carreira

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Designed by Laço Criativo